segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Enem só terá uma prova este ano





Segundo empresa que avaliou riscos, o ministério não tem estrutura para realizar duas edições. Decisão contraria portaria do próprio MEC
O Ministério da Educação decidiu cancelar a primeira edição do Enem de 2012, prevista para abril. O ministério nem esperou a decisão final da Justiça sobre o acesso dos alunos à correção da redação do exame do ano passado.
A decisão foi tomada pelo ministro Fernando Haddad, com base no relatório de uma empresa privada contratada para avaliar os riscos da realização do Enem. Segundo o MEC, a empresa ouviu todas as entidades que participam da organização do exame e concluiu que o ministério não tem estrutura para realizar as duas edições este ano.
O ministro cancelou o Enem de abril sem esperar a decisão do Tribunal Federal no Recife. Nesta sexta-feira (20), o tribunal recebeu recurso do governo contra a determinação de abrir a correção das provas de redação realizadas no ano passado. Apesar de este ter sido o principal motivo usado na quinta-feira (19) pelo ministro quando anunciou o possível cancelamento do exame.
“Nós não podemos colocar a máquina em fadiga, sobretudo com essas novas exigências que estão sendo feitas pelo Ministério Público”, havia dito o ministro.
A decisão desta sexta-feira vai contra uma portaria do próprio ministério, publicada no ano passado, que previa duas edições para o Enem a partir de 2012. Mas, o ministério garante que o Enem de novembro está mantido e já marcou a data das provas: dias 3 e 4 de novembro.
A assessoria do ministro Fernando Haddad reafirmou que as últimas decisões judiciais criaram um ambiente de tumulto que compromete a realização do Enem. E que o ministério não tem estrutura para fazer duas provas este ano. (G1)

Nenhum comentário: