sexta-feira, 7 de setembro de 2012


7 de setembro de 1822. Esse foi o dia em que Dom Pedro disse: “Independência ou morte!“, culminando com a libertação do Brasil dos braços de Portugal. História bonitinha, pintura famosa, mas contestável. Porém, não entrarei em teorias da conspiração neste artigo.

O importante é que esta data conseguiu colocar o Brasil como país livre, instaurando o império e evoluindo  para se tornar o que somos hoje. O processo de independência começou neste mesmo ano, quando Dom Pedro se recusou a voltar a Portugal, no dia 9 de janeiro, ficando conhecida como Dia do Fico.
“Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico”.
A partir de então, D. Pedro realizou várias medidas que desagradaram a seu país, como a retirada das tropas do Brasil, a criação de leis somente se aprovadas por ele, entre outras. Portugal ordenou que ele voltasse a Portugal, mas ele recusou novamente, desencadeando os gritos às margens do Ipiranga.

A verdade é que tudo estava encaminhado para a independência do Brasil. Pelas mãos do português Pedro ou por um brasileiro, a colônia se tornaria livre num futuro próximo. O que seria melhor então para os lusitanos? Deixar um português no poder do Brasil, e foi o que aconteceu.

No dia 01 de dezembro de 1822 Dom Pedro foi declarado imperador da nossa nação.  Neste período começaram nossas dívidas também. Portugal exigiu 2 milhões de libras esterlinas, como não tínhamos, pedimos à Inglaterra. Os Estados Unidos e o México foram os primeiros a reconhecer a independência, mas nem o próprio povo se deu conta, já que quase nada mudou na estrutura e distribuição de renda.

Fonte: INFODIRETAS