segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Construtores da História

Muitas vezes, nas escolas me deparo com a seguinte pergunta:
- Professor, para que estudar História se isso não serve para nada na minha vida?
Os alunos, geralmente, não têm a consciência da relevância de se estudar essa disciplina. Por isso, faz-se necessário, primeiramente, conscientizá-los de que são personagens ativos da história, que são modificadores e construtores da sociedade e que suas escolhas e ações impactam o ambiente em que estão inseridos e vão deixar um legado. Em segundo lugar é importante despertar neles o significado do estudo histórico e mostrar que, embora se trate de assuntos antigos, o aprendizado através desse estudo tem muito a ver com a atualidade e até mesmo com o futuro.
Vale lembrar nessas horas dos antigos ditados populares que dizem que “um povo sem memória não existe” e que “recordar é viver”.
Vivemos na era da informação, na era das tecnologias, tudo muda rápido demais fazendo com que o “novo” logo se torne antiquado e inútil. É assim quando se trata de aparelhos eletrônicos e tecnológicos, com as informações não é diferente.
Essa tese pode até reforçar o argumento de que a História não tem valor para os dias de hoje, no entanto, apenas estar informado não transforma coisa alguma nas nossas vidas. A informação deve ser entendida e trazer resultados: conhecimento, renovação, cultura, competência, formação, entre uma série de outras qualidades. É esse o papel da História enquanto disciplina escolar: despertar nos alunos o sentido crítico dos fatos, fazê-los organizar as informações, classificá-las conforme sua importância, analisar e interpretar os acontecimentos e extrair alguma lição deles.
As aulas de História não são para decorar nomes e datas, e sim para estimular os alunos a refletirem sobre o assunto em questão, debaterem, trocarem idéias, experiências e conhecimentos; sugar a criatividade deles através de dinâmicas e atividades práticas que proporcionem um contato direto com aquilo que estão estudando e trazer para a realidade em que vivem.
Nesse sentido, estudar História é viver um paradoxo: ou viaja-se no tempo em direção ao passado ou traz-se o passado para o presente. As questões contemporâneas estão interligadas com o passado. O que vivemos hoje é uma seqüência de fatos que se sucederam e ficaram para trás, e assim será sucessivamente. Isso quer dizer que tudo tem uma origem e, conseqüentemente, uma história.
Portanto, a História nunca pára, ela é dinâmica e mutante. Surgem sempre novas descobertas sobre o passado, cada historiador tem seu modo de interpretar os fatos e de explicá-los, mas o importante é acompanharmos essas novidades e descobertas.
Precisamos estar conectados com a informação, absorver o conhecimento e, com base nisso, construir um futuro melhor, um futuro que possa ter uma linda História. Afinal, a todo instante cada um de nós, querendo ou não, conscientes ou não disto, constrói a História da Humanidade. Tudo o que fazemos é história e torna-se História, o tempo não pode apagar, apenas construir.


Prof. Josimar

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