segunda-feira, 4 de junho de 2012

Amapá participa de encontro internacional dos países mega-florestais



Da Redação


Rio Araguari no alto curso do Parque Nacional Montanhas Tumucumaque, próximo a Serra da Lombarba.
Imagem: IEF


Uma nova geração de líderes, especializada em direcionar a administração dos recursos florestais rumo ao desenvolvimento econômico, vai começar a ser formada.
Preparar gestores para enfrentar questões de nível global de governança das riquezas naturais, engajando-os na análise aprofundada da transição mundial em relação à propriedade dos recursos florestais e mercados mundiais é o objetivo do encontro internacional dos países mega-florestais.
O evento iniciou neste domingo, 3, e vai até a próxima sexta-feira, 8, na Universidade de British Columbia (UBC), no Estado de Vancouver, Oeste do Canadá. A organização é do governo canadense através de seu Ministério da Floresta, Terra e Recursos Naturais, em parceria com a ONG Rights Resoucers.
A diretora do Instituto Estadual de Florestas do Amapá (IEF), Ana Euler, ao lado de membros do Ministério do Meio Ambiente do Executivo Federal, será uma das representantes do governo brasileiro no encontro.
Serão debatidos também mecanismos para fortalecer a contribuição das agências de floresta na resolução e regulação fundiária, pobreza, conservação natural e mudanças climáticas. "O encontro visa também estabelecer uma rede entre esses futuros líderes através da abertura de diálogo em pequenos grupos que vão discutir problemas e soluções sobre seus países", completou Ana Euler.
Além de membros do país sede e do Brasil, o encontro terá a participação de representantes da Bolívia, Peru, México, Camarões, Sudão, China, Indonésia, Nepal, Líbia e Estados Unidos – conhecidos internacionalmente como países mega-florestais.
Por: Elder Abreu/IEF




Uma variação de Ipê em plena floração no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.
Imagem: IEF











Nenhum comentário: