quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Desastre Ambiental na Reserva Federal do Lago do Piratuba


O incêndio iniciou no dia 19/10, na margem oeste do Lago do Mutuco, situado na porção meridional da Reserva Biológica do Lago Piratuba. A equipe de brigadistas da reserva iniciou o combate no dia 20/10, montando acampamento num local mais próximo do incidente. O incêndio se propaga por via subterrânea, devido à camada de turfa que forma o solo, e seu controle é feito com abertura de trincheiras


Descrição do Evento

Foto: Márcio Batista-SETUR/AP
O fogo, segundo técnicos do ICMBio, teve origem criminosa, com indícios de intencionalidade por parte de pescadores, em retaliação às atividades de fiscalização realizadas durante o ano. O trabalho com a brigada da reserva teve que ser interrompido devido ao avanço rápido do fogo e à dificuldade de acesso à área queimada, em função do baixo nível de água dos lagos. A equipe gestora solicitou apoio aéreo de helicóptero para apoiar no combate. Foi realizado um sobrevoo de avião na área no dia 23/10, onde se verificou que a área queimada ultrapassava 2 mil hectares, e avançava para áreas criticas e de difícil acesso. Diante da dificuldade em obter apoio imediato de helicóptero, o incêndio tomou proporções acima da capacidade operacional da equipe de brigadistas do ICMBio, e a Defesa Civil foi comunicada no dia 24/10. No dia 26/10, o Governador do Estado decretou situação de emergência, e começaram as articulações para apoio com combatentes e de apoio aéreo. Outro sobrevoo de avião foi realizado no dia 31/10, onde se observou que o fogo havia reduzido um pouco a velocidade.
No dia 01/11, o IBAMA deslocou um helicóptero para prestar apoio ao combate. Foi realizado um sobrevoo na área no dia 02/11 para atualização da situação. Estimou-se a área queimada em mais de 6 mil hectares. Foi identificado mais um incêndio próximo, que avançava rumo ao anterior. Isso aumentou a dificuldade de se fazer uma linha de controle.
 Fonte: www.defesa civil-ap.com.br


Desastre Ambiental


Queimada no Lago do Piratuba

Foto: Defesa Civil-AP


Após a queimada no Lago do Piratuba
Foto: Defesa Civil-AP


Nenhum comentário: