domingo, 11 de novembro de 2012



O Complexo Meio do Mundo, onde será realizada a 8ª edição do Amazontech, é um prognóstico da grandiosidade do evento que vai iniciar nesta terça-feira, 13 de novembro. O espaço, de 43 mil m², que integra o Monumento Marco Zero do Equador, Escola Sambódromo de Artes Populares e Cidade do Samba, foi visitado neste sábado, 10, pelo superintendente do Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AP), João Alvarenga, governador do Amapá, Camilo Capiberibe, vice-reitor da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Antônio Filocreão, diretor da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Silas Mochiuthi, e suas equipes técnicas.

"A estrutura é fantástica. Aqui vai acontecer o maior evento de negócios já realizado no Estado, de empreendedorismo e de debates de sustentabilidade. Além de tudo, transformou a nossa Cidade do Samba em um verdadeiro centro de convenções, indicando que temos possibilidade para receber grandes eventos. Estou muito animado com o que eu vi, o Amapá será destaque, e com isso todos irão ganhar. Os parceiros estão de parabéns, vai ser um belíssimo evento", disse o governador Camilo Capiberibe.

A montagem da estrutura no Complexo comprova que Macapá pode se tornar ponto para eventos deste porte. A privilegiada localização, no meio do mundo, os monumentos emblemáticos, incluindo ainda o estádio Zerão, a união de órgãos e entidades que formam a parceria e o objetivo e histórico do Amazontech, são considerados pelos organizadores como receita de sucesso. "Todos estão empenhados para que o evento seja o melhor, as secretarias de Estado estão trabalhando desde a logística para que os visitantes se encantem pelo Amapá", afirmou o assessor especial do gabinete do governador, Kelson Vaz.

O Amapá é o oitavo Estado a sediar o evento. O Sebrae segue um calendário em que todos os estados da Amazônia Legal realizam o Amazontech, o primeiro foi em Boa Vista (RR) e, o próximo, em 2013, acontecerá em Porto Velho (RO), encerrando o ciclo das nove capitais. "É um evento itinerante e cada Sebrae tem a responsabilidade de realizar sempre o melhor em seu estado. Ele foi criado para preencher a carência de discussões sobre inovação e tecnologia, mas ele evoluiu e hoje discute problemas da Amazônia. É o ambiente que nós, da Amazônia, temos para apresentarmos e buscarmos soluções para os nossos problemas", relatou o superintendente do Sebrae/AP, João Carlos Alvarenga.

O investimento do Governo do Amapá, de R$ 1 milhão, foi o maior já aportado por um governo estadual. O retorno poderá ser visto durante os cinco dias de evento e com o resultado apurado no encerramento. Mais de 60 expositores dos estados estarão presentes com a perspectiva de atrair cerca de 30 mil visitantes e gerar 4 mil empregos entre diretos e indiretos. Além da programação de exposições, palestras, rodadas de negócios, treinamentos e cursos, estão programados grandes encontros, como os Fóruns de Governadores da Amazônia, o de Secretários Estaduais de Ciência e Tecnologia, de Secretários de Meio Ambiente, da Fundação de Amparo às Pesquisas, os encontros de Gestores de Turismo da Amazônia, o de Negócios Sustentáveis, entre outros.

Um dos espaços mais aguardados para visitação é a Vitrine de Tecnologias da Embrapa, onde o público terá arte, pesquisa, educação e meio ambiente. Na vitrine, no formato da Fortaleza de São José de Macapá, Marco Zero, tambor de marabaixo e grafismo Maracá/Cunani, diversas plantas são cultivadas.
Amendoim, girassol, hortaliças, arroz, banana, leguminosas e tanques com espécies vivas de peixes, camarão e tracajá, formam os desenhos dos símbolos do Amapá. Um mirante foi montado para facilitar a visualização. O diretor da Embrapa faz o convite. "É uma vitrine, um jardim que vale  apena ser visitado. Estamos convidando todos para compartilharem conhecimento e tecnologia conosco", finalizou Silas Mochiuthi.
O Amazontech 2012 acontecerá no período de 13 a 17 de novembro, e é uma realização do Sebrae, Governo do Amapá, Unifap e Embrapa, com o apoio da CAIXA e Sudam.

Nenhum comentário: